Atualmente o projeto está abrigado na Casa Dona Flora, em Porto Alegre aos cuidados de Ana Flávia Baldisserotto, Eliane Bruél e Janniny Kierniew.
As rodas de bordado livre e escuta com o coletivo No coração da agulha são abertas e acontecem mensalmente. Para saber mais detalhes e acompanhar a agenda do projeto, visite a página do projeto no Instagram @no_coração_da_agulha e da Casa Dona Flora @casa.donaflora
No coração da agulha é um projeto colaborativo que vem promovendo, desde 2013, rodas públicas – presenciais e virtuais – de bordado livre e escuta na cidade de Porto Alegre. Este projeto de rua nasce como um desdobramento do caminho aberto por Thereza Portes, no 27° Festival de Arte Cidade de Porto Alegre (2013). Naquela ocasião, a artista mineira trouxe para o Atelier Livre a proposta de bordar uma toalha de mesa e realizar um café na rua – a intervenção Mesa de Thereza – que foi levada a cabo em colaboração com os vizinhos do Centro Municipal de Cultura, replicando em Porto Alegre a ação que já vinha realizando há vários anos no centro de Belo Horizonte.
Detalhes:
– No coração da agulha é um espaço de cultivo de relações de disponibilidade, confiança e empatia, onde nutrimos atitudes de respeito e acolhimento à diversidade de vozes e modos de existir que compõem o tecido social. No coração da agulha propõe o bordado como prática coletiva. A dimensão coletivizante deste trabalho se materializa nos grandes panos comuns que servem de suporte às rodas de bordado. Os panos bordados assim, livremente e à muitas mãos, atuam como superfícies de contato e inscrição de fragmentos de fala que reúnem conversas inacabadas, memórias, reflexões, perguntas, sonhos, desejos, angústias que nos conectam e representam, como corpo coletivo.
– Este projeto faz parte da Rede Hilo_fio, uma articulação de ações colaborativas, intervenções urbanas e projetos de pesquisa que tem em comum o bordado livre em tecidos de grandes dimensões por coletivos abertos em espaços públicos (ruas calçadas, praças, parques, escolas, universidades, hospitais, feiras). São contextos que enlaçam os campos da arte, cultura, educação, saúde e cidadania. Atualmente a rede Hilo_fio conta com núcleos ativos em Porto Alegre, Montenegro, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Montevideo (Uruguai) e Quilmes (Argentina), envolvendo aproximadamente 200 pessoas diretamente.