Cursos e Oficinas

CURSOS, OFICINAS, ACOMPANHAMENTO

Ana Flávia oferece, desde 2001, acompanhamento individual de processos criativos e grupos regulares de experimentação e desenvolvimento criativo para todos os níveis de experiência. A metodologia dos seus cursos, oficinas e acompanhamentos individuais se caracteriza por privilegiar a escuta e enfatizar a relação entre práticas artísticas, vida cotidiana e seus contextos específicos. Você pode saber quais grupos estão com vagas abertas neste momento entrando em contato diretamente pelo Whatsapp disponível nesta página.

Acompanhamento individual de processos (vagas abertas)

Um tempo-espaço de escutarmos  e olharmos  para nossos desejos criativos, buscando referências e modos singulares de  instaurar processos de investigação. Interlocução para pensar e experimentar estratégias e hipóteses de trabalho, colocando projetos nascentes em movimento. Apoio para estruturar projetos e trazer  criações para o mundo em diálogo com o contexto pessoal e social. Um jeito de andar em companhia pelos territórios informes onde os processos de criação germinam, colocando energia e foco naquilo que é vivo.

Laboratório de práticas (vagas abertas)

Este laboratório é um lugar coletivo de escuta da singularidade dos processos de criação dos participantes, um espaço para deixar-se trabalhar com e pelos atravessamentos da vida, e com eles olhar para acontecimentos nascentes, pequenas ou grandes, informes ainda, e  nutri-las para que apareçam, se mostrem, amadureçam. Neste laboratório, experimentamos coletivamente a navegação na indeterminação, nos impasses, nas colisões de sentidos, descobertas e surpresas que a aventura de inventar na vida traz. 

Palavras ambulantes (vagas abertas)

Palavras ambulantes é um atelier de leitura, escrita e escuta formatado como um programa de encontros mensais híbridos . Criados a partir da experiência dos projetos Carroça de histórias ambulantes e No coração da agulha, estes encontros foram pensados como um espaço para movimentar a linguagem, através de leituras compartilhadas, de práticas de escrita e do aprendizado da escuta. A cada encontro é proposto um tema, e trazemos convidados para colocar a a palavra em circulação a partir da leitura de textos próprios e/ou alheios, seguidos por uma roda de reververberações e acompanhado de proposições mensais para acionar a escrita.

Atelier de Observação Orgânica

Arte e natureza em diálogo : o Atelier de Observação Orgânica é um projeto que acontece na intersecção entre arte e natureza, associando práticas contemplativas de escuta da paisagem com explorações criativas. Este projeto tem como objetivo estimular os participantes a estabelecerem uma relação mais próxima e consciente com a vida vegetal enlaçando práticas poéticas ( desenho, escrita, pintura, fotografia), com o exercício crítico de cidadania e da ética do cuidado.

Estratégias de caderno

O que pode um caderno afinal? Diário de bordo, diário íntimo, caderno de notas, caderno de estudos, repositório de projetos, sketchbook, livro de artista… o que cabe em um caderno? Neste percurso exploramos o ambiente dos cadernos a partir de proposições mínimas, ancoradas em práticas de desenho e escrita, pintura, fotografia, colagem, bordado. Usando como disparador um elemento comum, compacto, portátil e acessível – um caderno – os participantes são estimulados a manter-se em movimento exploratório de auto-descoberta criativa com proposições semanais.

Desenho dos dias

Palavras e imagens no tecer dos dias. Um laboratório de criação que investiga o jogo livre de associação entre palavras e imagens através do desenho e da palavra. As tramas e choques entre palavras e imagens são a matéria desde percurso investigativo que navega no universo dos diários em suas diversas formas desde o diário íntimo-confessional, passando pelo diário de campo, diário de pesquisa e diário ficcional.

Diários d’água

Iniciação à práticas criativas com aquarela: oficina voltada para a experimentação com o elemento água e suas características, familiarização com a linguagem da mancha, da cor, das transparências e sobreposições características da pintura com aquarela. Proposições pictóricas com aquarela, ancoradas em referências do campo da história da arte e da arte contemporânea. As aulas visam estimular o desenvolvimento de uma postura exploratória e aberta à invenção a partir da intimidade com esta linguagem flexível e versátil.

Curso do silêncio

Desenho como prática contemplativa Este percurso abrange as práticas do respirar e caminhar conscientes, a sincronização do olhar, da escuta e dos gestos através do desenho, estimulando uma ampliação da percepção de si mesmo e do mundo ao seu redor. Além do foco no cultivo da presença, este curso também visa familiarizar o participante com o universo da linha, marcas gráficas, materiais convencionais e procedimentos contemporâneos associados à linguagem do desenho.
plugins premium WordPress